quarta-feira, 7 de abril de 2010

PARABÉNS ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO MARIANO!

     ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO MARIANO,uma escola que desde a sua fundação em 07 de abril de 1944, representa uma educação de qualidade aliada a tradição. Fazendo uma retrospectiva, nos últimos cinco anos de sua existência constata-se que sempre esteve entre os melhores do estado, com alunos se destacando em provas de concursos de vestibulares, Enem, Prova Brasil, Provinha Brasil, SAEB entre outros.
         É prazeroso observar a evolução de nossos alunos diante da comunidade, é a superação diante das dificuldades do dia-a-dia. Cândido Mariano não é uma instituição que recebe incentivos para melhorar a qualidade de aprendizagem de seus alunos, trabalha-se com o que tem, a matéria-prima são os professores, seus livros e poucos recursos combinados a dedicação e comprometimento com o ensino.
Em 66 anos de existência, com sua estrutura mal tratada, necessitando de reparos, carente de atenção, assemelha-se aquelas casas do passado que contam tantas histórias, que representam tanto para tanta gente, mas que alguns por falta de tempo, outros de condições, não podem fazer nada a não ser lembrar dos bons e idos tempos. E em nome desse sentimento de resgate da dignidade e importância dessa escola para a comunidade aquidauanense que registramos alguns de seus feitos enquanto instituição de ensino.
No passado eram marcantes suas participações nos desfiles em datas comemorativas com sua banda Giovanni Toscano de Brito e seu ritmo vigoroso, poderoso que encantava os presentes, e nas participações esportivas? Eram várias modalidades e grandes destaques... Mas adiantemo-nos no tempo e no espaço, de 2005 até os dias atuais para as conquistas do quadro discente:
Destaques: 2005 – Enem; 2009 - Jovem embaixador (selecionado para intercambio nos Estados Unidos), Projeto de Iniciação Científica (UFMS); projeto Serras e Rios de Minha Terra selecionado pelo Núcleo de Tecnologias de Aquidauana para apresentação no I Encontro Estadual de Tecnologias em Campo Grande - MS, concurso de redação Trem do Pantanal, Feiras de ciência, participação com mérito nas Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa, Projeto Jovem Cientista; apresentação de trabalhos realizados pelos alunos na I Mostra Cultural (CEUA); 2010 - aluna selecionada/ Jovem Embaixador;), além dos projetos escolares, há alunos que participam de projetos sociais na Pastoral da Criança.
Conquistas para o quadro discente: Laboratório de matemática; Aquisição de aparelhos de ar-condicionado (com a participação dos alunos); Televisor de 37’ para Sala de vídeo, equipamentos para sala de tecnologias.
         Cândido Mariano Silva Rondon é um nome que representa determinação, fibra e busca de novos horizontes, e a escola da qual é o patrono não poderia ser diferente, lutas não faltaram em mais de meio século de existência e com certeza muitas virão em nome de um ensino que prima pela qualidade. Por ser uma formadora de cidadãos, agrega valores que vão além dos conteúdos de sala de aula, amor ao próximo, respeito mútuo, noções de dignidade e de igualdade são transmitidos diariamente pelos professores aos seus estudantes visando os homens do amanhã.
           O nosso agradecimento à comunidade que sempre apoiou a instituição e nela confiou a educação de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário