quinta-feira, 26 de julho de 2012

Atividade com o 1º ano na STE


Hoje os alunos do 1ºano A do ensino fundamental da Profª Tiana realizaram atividades utilizando o Software Coelho Sabido 1º ano, com momentos de descontração, concentração e aprendizagem, esse software tem como objetivo desenvolver as habilidades básicas de linguagem, matemática, raciocínio lógico, criatividade e coordenação motora. O tema é : 'Hoje à noite tem festa em volta da fogueira! Mas para que a festa aconteça você precisa ajudar o Coelho Sabido e seus amigos a recolher todo o equipamento necessário para acampar'. Para recuperar os objetos, enfeites e alimentos escondidos, o aluno terá que desenvolver atividades em cinco ambientes diferentes.
  • Na Memória nas Canoas, a criança precisa ajudar o Coelho Sabido e a Rita a descobrir todas as canoas, formando pares de números, de letras, de formas geométricas, de plantas etc.
  • No Lago das Contas, a tarefa é recolher o lixo espalhado por Espinhudo e classificá-lo nas lixeiras para reciclagem.
  • Já o conceito de seqüências é explorado em Ponte dos Números: a castor Telma precisa atravessar o lago e a criança vai ajudá-la dando dicas de quantos pulos serão necessários para completar a travessia.
  • Na seção Ordem na Cozinha, é necessário organizar os objetos por tamanho, comprimento, altura, quantidade e volume.
  • Outra atividade interessante está em Orientação na Caverna, na qual a criança tem de achar um despertador que está escondido em fileiras identificadas por números e letras, o software dá a dica – está entre a fileira A e C, por exemplo. Desenvolve fundamentos da matemática e raciocínio lógico. Desenvolve os conceitos de lateralidade (direita, esquerda, entre). Exige concentração e memorização.


Os conteúdos abordados são: 
Introdução à leitura
Criação de histórias
Princípios de aritmética
Resolução de problemas
Medidas
Sequências
Memorização
Noções de tempo e espaço
Meses e estação do ano
Coordenação motora
Senso crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário